Introdução
O Asaas é uma plataforma de pagamentos e cobranças que permite a emissão de notas fiscais eletrônicas com facilidade. Com a integração do Asaas em nosso software, os escritórios podem emitir notas fiscais diretamente da nossa plataforma, sem a necessidade de alternar entre várias ferramentas.
Nesta documentação, explicaremos como configurar a integração com o Asaas, quais informações são necessárias para usá-la e como nossos usuários podem emitir notas fiscais eletrônicas com nossa funcionalidade.
Abrir uma conta no Asaas
Para começar a emitir notas fiscais, o escritório de advocacia precisa criar uma conta digital no Asaas. Siga os passos abaixo para criar a conta:
Acesse o módulo Configurações e clique em Configurações de Faturamento.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/configuracoes-de-faturamento.png)
Na primeira tela, clique em “Criar Conta Asaas”. O sistema criará uma pré-conta com os dados que constam no módulo de informações e segurança.
Se houver algum erro na criação da conta, o sistema indicará o problema e será necessário corrigir as informações solicitadas.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Criar-conta-Asaas-1024x575-1.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/1.png)
Na tela seguinte, você verá uma estrutura organizada por abas. Na aba Conta Bancária, não é necessário realizar nenhuma ação.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/2-1.png)
Na aba Documentos Necessários, é importante anexar os arquivos que estão sendo pedidos. Essa documentação pode variar de acordo com a prefeitura. Em muitos casos, essa documentação pode ser solicitada através de um link disponibilizado pelo próprio Asaas.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Documentos-necessarios-1024x576-1.png)
Na aba Informações Fiscais, preencha os dados de acordo com a realidade fiscal do escritório. É recomendado que o escritório utilize o apoio do contador para garantir que todas as informações sejam preenchidas corretamente. Nessa aba, é possível encaminhar o certificado digital A1.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/3-1.png)
Na aba Alíquotas, serão exibidos os 5 opções de alíquotas, sendo elas ISS, CSLL, COFINS, IRPJ e PIS. O ISS precisará conter um valor diferente de 0%. É importante contar com o apoio do contador para o preenchimento dessas informações.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Aliquotas-1024x577-1.png)
Na aba Dados Comerciais, preencha as informações de endereço do escritório, como CEP, bairro e telefone. Atente-se ao campo de tipo de empresa e novamente, conte com o apoio do seu contador para o preenchimento.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/4.png)
Na aba Timeline, serão registradas todas as alterações realizadas no módulo “Configurações de Faturamento”.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/5.png)
Atualizando Campo Renda Mensal
Atualização do campo renda mensal dentro de Dados comerciais na sua conta Asaas, para chegar até esse campo basta dentro do Easyjur estando logando clique sobre o menu configurações e Configurações de Faturamento:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-63-1024x678.png)
Feito isso será exibido a tela da sua conta Asaas vinculada ao Easyjur, e clique sobre a seta indicada na aba Dados Comerciais:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-64-1024x485.png)
Dentro dos dados comerciais estará um campo Renda Mensal onde é um campo obrigatório para preenchimento junto aos demais, preencha o mesmo e então o botão Atualizar Dados Comerciais apos selecionar a opção no campo Renda Mensal e clicar sobre o botão uma unica vez o mesmo será bloqueado até que essa informação seja atualizada junto ao Asaas (Tempo estimado de 2 dias para atualizar essa informação e retornar Aprovado para sua conta). Lembrando que isso não impossibilita sua conta de realizar transações ou nada do tipo simplesmente está sendo um complemento de informações comerciais.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-65-1024x425.png)
OBS.: É importante sempre manter o dado de Renda Mensal Atualizado, pois se trata de uma informação importante para sua conta.
Sincronização de clientes EasyJur com o Asaas
Para emitir notas fiscais pelo EasyJur, é importante sincronizar os clientes com o Asaas. Não se preocupe, você não precisará sincronizar cada cliente manualmente. Na emissão da nota fiscal, haverá uma ação rápida para cadastrar o cliente no Asaas automaticamente. Para realizar a sincronização, siga os passos abaixo:
Acesse o módulo Pessoas e clique em Editar.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Modulo-pessoas.png)
Na janela de cadastro, acesse a aba Asaas. Lá, você verá uma mensagem informando que é necessário cadastrar o cliente no sistema do Asaas para emitir notas fiscais. Clique no botão “Cadastrar Cliente” para continuar.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Editar-pessoa-1024x583-1.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Aba-Asaas-1024x575-1.png)
Preencha os dados do cliente, como endereço, e-mail, telefone e CPF/CNPJ, para evitar falhas na emissão de nota. Clique em Atualizar Informações para salvar as alterações e concluir a sincronização do cliente com o Asaas.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Aba-asaas-2-1024x575-1.png)
Emissão de Nota Fiscal
Para emitir uma nota fiscal de receitas, siga estes passos:
Acesse o módulo Receitas e crie uma nova receita ou edite uma já existente.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Modulo-receitas.png)
Certifique-se de que a receita esteja aprovada para emissão de nota fiscal.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/aprovar-receitas-1024x579-1.png)
Na listagem de receitas aprovadas, clique no botão de emissão de nota fiscal. Caso o cliente não esteja cadastrado, é possível cadastrá-lo na mesma tela.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/6.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Emitir-nova-fiscal-1024x576-1.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/7.png)
Preencha a descrição da nota fiscal e clique em Emitir Nota.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-12.png)
A nota fiscal será agendada para emissão e o processo pode levar alguns minutos devido ao processamento da prefeitura.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Nota-agendada-1024x574-1.png)
Quando a nota fiscal for emitida com sucesso, será possível fazer o download do PDF, do XML e cancelá-la, se necessário.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Acoes-na-nota-fiscal-1024x575-1.png)
O funcionamento na fatura é o mesmo.
Retenção de impostos
Na seção de Retenção de Impostos, é importante lembrar que as alíquotas configuradas previamente nas Configurações de Faturamento podem ser usadas como memória de cálculo durante o cadastro da receita. Isso ajudará a subtrair o valor da receita e chegar ao valor líquido.
No cadastro de pessoas, é possível definir se o cliente retém algum desses impostos na fonte ou não, ou se ele é isento de impostos. Isso é feito por meio da seleção de opções específicas, conforme mostrado na imagem abaixo:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Retencao-dos-impostos-1024x576-1.png)
Certifique-se de que os usuários entendam a importância de configurar corretamente a retenção de impostos em cada cliente e como utilizar as alíquotas previamente configuradas para chegar ao valor líquido da receita. Com essas informações claras, os usuários poderão aplicar a retenção de impostos corretamente e evitar possíveis problemas na emissão das notas fiscais eletrônicas.
Lembre-se de que o ISS é uma alíquota que sempre será incluída na emissão de todas as notas fiscais, independentemente da configuração de retenção de impostos no cadastro de pessoas. No entanto, a retenção do ISS só ocorrerá se a opção de retenção tiver sido selecionada no cadastro do cliente. Certifique-se de verificar as configurações de retenção de impostos em cada cliente antes de emitir a nota fiscal para garantir que o ISS seja retido na fonte, se necessário.
Após configurar as retenções de impostos no cadastro de pessoas, é importante lembrar que elas serão exibidas na janela de emissão de notas fiscais. Isso possibilita que os usuários decidam se desejam ou não enviar as retenções junto com a emissão da nota fiscal. Certifique-se de verificar as retenções de impostos configuradas em cada cliente antes de emitir a nota fiscal para garantir que todas as informações estejam corretas:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-13.png)
Gerar Cobranças para recebimento de receitas e honorários
O funcionamento das cobranças é extremamente simples. Durante o cadastro de uma receita, é possível vincular a conta Asaas, ao salvar essa receita, não será possível manipular o status dessa receita, uma vez que ela deve obrigatoriamente em algum momento ser tratada como cobrança e a cobrança quando for paga, de fato colocará a receita como paga, uma coisa complementa a outra.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-14.png)
Na parte inferior após salvar, terá o botão de “$ Cobranças“, que ao clicar será aberto uma janela bem semelhante a janela de boleto, onde terá uma listagem que mostrará cobranças emitidas e canceladas para esta mesma receita. E o botão de “Emitir Cobrança“, e o funcionamento é super simples. Resumidamente será trago as informações da própria receita dando opção de colocar algumas informação/descrição na cobrança, que é o único e exclusivo campo que fica em aberto para digitação:
Tela de emissão da cobrança
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-15.png)
Cobrança Emitida
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/2-1024x504-1.png)
Após clicar em emitir cobrança, será possível acessar o link dessa cobrança e/ou cancelar a mesma:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/4-1024x288-1.png)
Ao clicar em visualizar a cobrança, será direcionado para um link na web do próprio Asaas:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-16.png)
Quando o cliente pagar, a receita automaticamente será alterada para paga.
Todas as informações são registradas na timeline da receita.
Realizar Transferências bancárias
É possível transferir o dinheiro da conta Asaas para uma conta do próprio escritório, ou até mesmo para a conta bancária de uma outra pessoa. Antes de mais nada, é importante mencionar que para realizar transferências, a autenticação de dois fatores obrigatoriamente precisa estar ativada e a opção de realizar transferências também, dentro de Configurações > Cadastro de Usuários.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/07/image-26.png)
Após habilitar essa opção, basta acessar o módulo de Configurações → Contas Bancárias e encontrar a conta Asaas. Vale ressaltar que não é possível excluir a conta Asaas, pois trata-se de uma conta real.
Ao ter ambas as opções de permissão habilitadas, perceba que um novo botão será mostrado abaixo do botão de editar, esse botão tem a função de realizar um PIX para o beneficiário que for selecionado, como na sequência de imagens abaixo:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-18.png)
Ao clicar, será aberto a janela abaixo:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-19.png)
É importante mencionar que o Asaas trata essa transferência como se fosse uma “cobrança“, ou seja, será taxado a transferência que for realizada.
Ao clicar em realizar, será aberto um popup pedindo a confirmação:
Pode ocorrer de o beneficiário ainda não ter sido cadastrado no asaas, dessa forma basta acessar o cadastro de pessoas e realizar o cadastro conforme orientações no inicio do guia.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-20.png)
Ao finalizar a transferência, você terá uma opção de ser direcionado para as transferências e verificar se ela realmente foi realizada:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-21.png)
É importante mencionar que a chave pix da qual você está tentando fazer o pix precisa ter a informação equivalente dentro do cadastro de pessoas na aba asaas. Por exemplo, se usou o método de celular, o mesmo precisa ser equivalente ao celular que consta na aba asaas.
Perceba que em transferências é possível inclusive visualizar a despesa da taxa que foi gerada a partir da receita:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-22.png)
Notificações
Todas as ações praticamente geram um gatilho que dispara uma notificação para os administradores que possuem acesso ao módulo de receitas, como por exemplo o cliente abrir a cobrança, a cobrança foi confirmada, ou até mesmo quando o cliente paga a cobrança:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/6-1.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/7-2.png)
Ao clicar na notificação, será aberto uma nova aba filtrando a receita relacionada.
Envio de cobranças e nota fiscais para clientes que possuirem os dados preenchidos no cadastro em pessoas na Aba Asaas sera enviado automaticamente pelo Asaas via SMS ou/e Email a cobrança e nota fiscais, estando com o checkbox selecionado de Enviar notificações e com os dados preenchidos corretamente:
IMPORTANTE : Notas Fiscais seram enviadas somente por email no caso dessa implementação, não será enviado SMS de Notas Fiscais emitidas, já para as cobranças o Asaas emitirá notificação tanto por Email como SMS.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/06/image-14-1024x746.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/06/image-15-959x1024.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/06/image-16-1024x908.png)
Possíveis Erros
Durante o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas, é possível que ocorram alguns erros. Nesses casos, será exibida uma mensagem de erro no campo “Situação” para ajudar o usuário a entender o que deu errado e como corrigir o problema.
Por exemplo, se houver campos incompletos ou inválidos no cadastro do cliente, a mensagem de erro poderá ser semelhante a esta: “Situação: CPF/CNPJ do cliente é inválido.; E-mail do cliente incompleto.; Endereço do cliente incompleto.; CEP do cliente é inválido.”:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Erro-nota-1024x577-1.png)
Ao verificar essas informações, o usuário pode identificar quais campos precisam ser preenchidos ou corrigidos para permitir a emissão da nota fiscal. Certifique-se de prestar atenção aos erros exibidos e resolvê-los antes de tentar emitir a nota novamente.
Ação em massa de faturamento
É possível realizar uma ação em massa para gerar notas fiscais para várias receitas, utilizando a ação em massa localizado no canto superior direito:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-23.png)
Pagamento de Despesas pelo Asaas
Para pagar despesas pelo Asaas, é necessário ter habilitada, no Cadastro de Usuários, a permissão para realizar transações na conta Asaas. Além disso, é preciso ter ativada a autenticação de dois fatores.
Após garantir as condições acima, localize a despesa que deseja agendar o pagamento ou cadastre uma nova despesa.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-1.png)
A despesa de exemplo acima possui o valor de R$ 1,00 e está vinculada ao Cliente e Favorecido Teste. Abra a despesa para confirmar a qual banco ela está vinculada. Caso não esteja vinculada ao Asaas, associe-a ao banco Asaas e aproveite para aprovar a despesa.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-2.png)
Agora, clique no botão $ Pagamento.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-4.png)
Na área de agendamento, clique no botão +Agendar Pagamento.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-5.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-6.png)
No campo Linha Digitável, insira a linha digitável do boleto referente a essa despesa. Se for, por exemplo, uma despesa de conta de internet, insira o número do código de barras do boleto da conta de internet.
Após digitar, clique em Buscar.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-8.png)
Note na imagem abaixo que o valor do boleto é R$ 6,00. Dessa forma, o sistema sempre validará o valor do boleto e atualizará a despesa para que fique no mesmo valor. Além disso, o sistema atualizará a data de vencimento da despesa para que seja igual à do boleto.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-9.png)
Escolha a data de pagamento, que deve ser sempre menor do que a data de vencimento e depois clique em Agendar Pagamento.
Ao realizar essa ação, o sistema irá solicitar um código de autenticação que será enviado ao mesmo aplicativo utilizado para realizar a autenticação de dois fatores.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-10.png)
Após inserir o código, basta clicar em Confirmar.
Será exibida uma mensagem de confirmação e agora basta clicar em “Ok”.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-11.png)
Para visualizar a cobrança, clique no botão indicado na imagem abaixo.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-12.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-17.png)
Se desejar, você pode baixar a cobrança em PDF.
Se precisar cancelar o agendamento, clique na opção indicada abaixo.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-14.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-15.png)
Confirme a mensagem para poder cancelar o agendamento.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/02/image-16.png)
Pagamento de Despesa por PIX
Ao ter uma despesa gerada pela conta Asaas agora é possível realizar o pagamento dessa despesa por PIX, ao criar um despesa sendo ela da conta Asaas vinculada e selecionando a FORMA DE PAGAMENTO como PIX será gerado a opção para inserir os dados de pagamento desse pix no botão abaixo:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/04/image-2.png)
Ao clicar no botão gerado quando é salvo essa despesa será aberto a tela onde temos as formas de pagamento pelo PIX veja:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/04/image-3.png)
Como marcado acima existe a opção agora de Chave Copia e cola, onde é possível realizar uma cobrança através de uma chave gerada de cobrança no banco por chave COPIA E COLA.
Split de pagamentos
Ao gerar uma receita utilizando o banco Asaas e nessa receita criar um repasse também vinculando a conta Asaas, o sistema vai gerar uma despesa desse repasse automaticamente e que esses honorários de repasse sejam debitados do valor recebido e automaticamente já ser pago para a despesa gerada, porém para que isso funcione adicionamos um campo dentro do cadastro de Pessoas cuja o nome é Wallet ID que é uma identificação do proprio Asaas que é fornecido na sua conta digital e através desse Wallet ID sendo válido o recebimento dessa despesa será automatizado. Abaixo os passos para que seja feito a configuração e automatização de forma correta:
Primeiramente iremos seguir os passos para obter nossa wallet ID para vincularmos ao cadastro em Pessoas dentro do Easyjur, veja:
Dentro da sua conta Asaas que pode ser acessado pelo site www.asaas.com realizando seu login de e-mail e senha iremos clicar sobre o Avatar no canto inferior direito:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-45-1024x337.png)
Será aberto um menu onde navegaremos até a opção integrações:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-46.png)
Após clicarmos sobre a opção será aberto a seguinte tela, onde iremos procurar pela opção escrita Wallet ID e após encontrarmos iremos clicar sobre o botão Copiar logo ao lado :
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-48-1024x437.png)
Feito isso a Wallet ID da conta que será vinculada ao cadastro no modulo de pessoas de quem vai receber esse split de pagamento ao seu escritório receber a cobrança gerada, iremos colar essa Wallet ID dentro do modulo Pessoas no campo Wallet ID Asaas dentro do Easyjur, veja:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-49-1024x540.png)
Ao clicar sobre o modulo de Pessoas podemos assim realizar uma pesquisa ao cadastro desejado para que seja feita essa automatização de pagamento de forma automatica veja:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-50-1024x234.png)
Ao clicar sobre o nome da pessoa será aberto a janela onde iremos inserir o código copiado:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-51-1024x614.png)
O campo marcado de vermelho por um retangulo na imagem acima é o campo onde devemos colar esse Wallet ID que copiamos lá dentro da nossa conta Asaas.
Fluxograma demonstrativo do split de pagamentos
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-62-744x1024.png)
Criando um split de pagamento
Agora iremos realizar a criação de forma correta para que esse split realize o pagamento de forma automatizada e cai na conta do Favorecido que também deve ser uma conta Asaas para que tudo ocorra corretamente.
Gerado uma receita que possua uma cobrança já emitida utilizando a conta Asaas , iremos clicar sobre a aba repasse:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-52.png)
Na Aba repasse teremos que preencher todos os campos obrigatórios(Campos que possuem um asteristico em vermelho), e lembrando que o campo Banco deve ser preenchido por uma conta Asaas criada para seu escritório, e também o campo Comissão para.., deve ser preenchido por uma pessoa que possua a Wallet ID Asaas vinculada para conseguir gerar o split !
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-53.png)
Preenchido todos os dados iremos clicar em Adicionar e então o repasse será gerado :
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-54-1024x699.png)
Apos gerado o repasse como mostrado na imagem acima, agora iremos criar a automação de split de pagamento clicando sobre o gatilho de $, Lembrando que o usuário como obrigatóriedade deve ter já configurado a verificação de 2 etapas pois é uma exigencia do Asaas se trata da mesma verificacão para transferencias PIX e várias outras funcionalidades utilizando a conta Asaas, ou seja caso já utilize o Asaas a algum tempo essa configuração de verificação em 2 etapas já estará funcionando corretamente para seu usuário, caso tenha alguma dúvida sobre entre em contato com nosso Suporte Técnico ! Então ao clicar para gerar o Split de pagamento será notificado para preenchimento do código de verificação de 2 etapa cadastrado através de algum aplicativo Google Authenticator entre outros. Basta pegar esse código no seu aplicativo e preencher na notificacão exibida e clicar em confirmar:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-55.png)
Feito isso será exibido uma mensagem de sucesso de configuração desse split
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-56.png)
Pronto ! Seu split de pagamentos já esta configurado e assim que a cobrança for paga ele mudará o status em Azul de REPASSE AGUARDANDO PAGAMENTO para REPASSE DE PAGAMENTO CONFIRMADO indicando que esse pagamento já foi debitado na conta do favorecido:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-57.png)
OBS.: O Split de pagamentos pode ser configurado para mais de uma pessoa, ou seja pode ser vinculado vários splits para uma mesma receita. E caso esse split de pagamento já foi pago não será possível cancelar o mesmo.
Cancelando um Split de Pagamento que não foi pago
Caso tenha gerado um split de pagamento de forma indevida ou incorreta é possível realizar o cancelamento do mesmo clicando no X como mostrado abaixo:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-58.png)
Sera exibido uma mensagem de alerta e basta clicar em SIM que ele será cancelado e exibido a TAG de cancelado veja:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-59.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/05/image-60.png)
Formas de cobrança Asaas
Limite de Notas Fiscais
Não existe limitação de emissão de notas fiscais para o Asaas.
Como é feito a cobrança das notas fiscais
Para cada nota fiscal é debitado o valor da conta bancária do próprio Asaas do cliente, ou seja, é sempre necessário que o cliente deixe um valor disponível em conta para conseguir realizar as emissões.
O débito em conta gera uma despesa
Conforme explicado anteriormente, é gerado um débito para esta despesa, e por isso, é cadastrado uma despesa dentro do sistema onde será sinalizado que foi a cobrança da taxa de emissão pela nota fiscal. Vale ressaltar, que é criado um vínculo entre esta receita/fatura com a despesa da taxa, conforme sequência de imagens abaixo:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-24.png)
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/01/image-25.png)
Pesquisa Avançada
Você pode realizar uma pesquisa avançada no sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas, utilizando critérios como número da nota fiscal, número do RPS e status da nota fiscal. Essa funcionalidade permite que você encontre notas fiscais específicas com mais facilidade, evitando a necessidade de pesquisar manualmente em uma grande lista de notas fiscais emitidas. Certifique-se de utilizar essa opção sempre que precisar encontrar uma nota fiscal específica de forma rápida e eficiente:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2023/12/Pesquisa-avancada-1024x580-1.png)
Como Consultar a Integração de uma prefeitura com a Plataforma Asaas
Primeiramente, visite o site do Asaas.
Para acessar o site utilize o link Emitir nota fiscal de de serviço eletrônica é rápido com o Asaas específico para essa verificação. Esse link direciona você para a pagina onde pode pesquisar a integração com as prefeituras.
Uma vez no site, você precisará localizar a seção de pesquisa, será necessário rolar a página até encontrar o campo específico onde poderá realizar a pesquisa, como demonstrado na captura de tela a seguir.
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/06/image-31-1024x460.png)
No campo designado para pesquisa, digite o nome da cidade que deseja verificar a integração. É importante que o nome da cidade seja inserido corretamente para assegurar que os resultados da pesquisa sejam precisos.
Após inserir o nome da cidade, o site mostrará automaticamente se há integração disponível para essa localidade, conforme a captura de tela:
![](https://doc.easyjur.com/wp-content/uploads/2024/06/image-32-1024x461.png)
Aparecendo integração disponível, significa que você pode proceder com a emissão de notas fiscais eletrônicas de serviço através da plataforma Asaas para essa cidade.
Conclusão
Para começar a emitir notas fiscais, o escritório de advocacia precisa criar uma conta digital no Asaas, e isso pode ser facilmente realizado seguindo os passos detalhados na seção de criação da conta no Asaas.
Além disso, a sincronização dos clientes do EasyJur com o Asaas é fundamental para a emissão de notas fiscais pelo nosso software, e essa etapa também é explicada detalhadamente neste guia.
Na seção de emissão de notas fiscais, explicamos em detalhes como criar uma nova receita, aprovar e emitir a nota fiscal, além de fornecer informações sobre a emissão de notas fiscais em faturas.
Também abordamos a importância da seção de retenção de impostos, onde explicamos como as alíquotas configuradas previamente nas configurações de faturamento podem ser usadas como memória de cálculo durante o cadastro da receita, além de orientar sobre a configuração de retenção de impostos no cadastro de pessoas e como utilizá-las corretamente.
Além disso, destacamos a seção de possíveis erros que podem ocorrer durante o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas, explicando como identificá-los e resolvê-los corretamente.
Dúvidas Frequentes
Perguntas frequentes (FAQ)
Financeiro e Contrato - Guia Completo Asaas
- Por que o endereço na minha nota fiscal está diferente do que está cadastrado dentro do módulo de configurações de faturamento?
Em algumas prefeituras, não é usado os dados que estão cadastrados no módulo de configurações de faturamento, e sim os que constam no próprio site da prefeitura de emissão fiscal. Então é importante que ambas informações estejam parametrizadas. Caso ainda assim persista alguma informação divergente, pode estar cadastrado de forma incorreta dentro do eNotas que é o fornecedor de notas fiscais do Asaas.
- Se eu cancelar a nota fiscal, o valor é estornado?
Não, o valor não é estornado, pois o Asaas cobra o processamento da Nota Fiscal.
- Se ocorrer erro na emissão da nota fiscal, é cobrado?
Não, só é cobrado e debitado da conta bancária quando a nota fiscal é emitida e efetivada de fato
- É possível emitir notas fiscais usando 2 cnpjs diferentes?
Não é possível, pois o EasyJur conta apenas com 1 conta bancária na qual permite configurar apenas 1 único certificado digital para emissão.
- Criar conta? Essa conta é de verdade? É obrigatório? E se o cliente já tiver conta do ASAS da para usar?
Sim, é uma conta de verdade, sim é obrigatório criar ela. Teria que confirmar sobre o cliente ja ter uma conta bancária.
- Como é essa conta digital? Ele tem cartão? É integração direta?
Sim, é tem cartão físico, e é integração direta.
- Se o cliente ja tiver uma conta Asaas, é possível reutilizar aqui?
Não, não é possível, pois o conceito aqui é diferente, é uma subconta dentro do EasyJur, e por isso precisa criar uma nova conta. O Asaas trata ambas as coisas como produtos diferentes.
- É possível acessar essa conta de outro lugar que não seja pelo EasyJur?
Não, não é possível. O acesso a conta Asaas é exclusiva pelo EasyJur sistema.
- É cobrado para abrir uma conta digital no Asaas?
Sim, é debitado um valor da conta principal que é a conta do EasyJur. Não é debitado da conta do cliente, e sim da conta Pai EasyJur.
- O que é taxado no Asaas?
Praticamente tudo é taxado no Asaas, desde a emissão da nota, até a emissão da cobrança. Ao transferir o dinheiro do Asaas pra outra conta, também é feito uma transferência em forma de cobrança, como se fosse um pagamento de conta, e isso também gera uma taxa.
- Qual limite diário para transferencia via PIX para minha nova conta Asaas?
O limite de Pix diário, na contratação da conta Asaas integrada a Easyjur, é de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
- Posso aumentar meu limite diário para transferencia via PIX?
Sim, é possivel aumentar o valor do limite diário de transferencias via pix, conforme sua necessidade. Para que isso ocorra, é necessário entrar em contato com nosso Time de Suporte Técnico ou Time de Customer Sucess e fazer sua solicitação de aumento de limite. A conclusão dessa solicitação leva em torno de 2 a 3 dias úteis.