Conceitos Financeiros

Aprenda conceitos financeiros que influenciam na rotina do seu escritório.

Introdução

O EasyJur é um Software Jurídico que possui um módulo financeiro completo e intuitivo, ao adentrarmos nesse módulo observamos bastante termos financeiros que a primeiro momento quando não estamos habituados causa estranheza ou dúvidas.

Neste artigo iremos abordar conceitos utilizados que aparecem constantemente nas rotinas financeiras dentro do EasyJur, ao realizar atividades como por exemplo: emissão de notas fiscais, boletos, relatórios entre outras atividades

Receitas e Despesas

Receitas e Despesas são termos primordiais para o entendimento financeiro do seu negócio.

Receitas: 
O termo em contabilidade refere-se a todo dinheiro recebido das atividades da empresa, tudo que a organização ganha realizando vendas ou serviços.

Despesas: 
O termo despesas em contabilidade refere-se a todos os gastos necessários para obtenção de uma receita.

Operacional e Não Operacional

Quando trabalhamos no módulo Financeiro  e Contratos nos deparamos sempre com as seguintes perguntas:

É uma receita ou despesa operacional ou não operacional?
Mas o que quer dizer esses termos?

Receita Operacional: 
Quando nos referimos a uma receita operacional significa que é uma receita que demonstra todos os recursos gerados pela sua empresa na sua atividade afim, isto é decorrentes de atividades que pertence a sua empresa

Receita Não Operacional:  
Quando nos referimos a uma receita não operacional significa que é uma receita que demonstra que não faz parte das atividades da sua empresa são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa

Despesa Operacional:  
Quando nos referimos a uma despesa operacional significa que é um gasto indispensável para manter  o seu negócio, mantendo assim o seu funcionamento.

Despesa Não Operacional: 
Quando nos referimos a uma despesa não operacional significa que elas não se associam a atividades principais da empresa.

Fiscal e Não Fiscal

Ao utilizarmos alguns módulos do EasyJur nos campos de filtragem  sempre é questionado o tipo fiscal, mas o que isso significa?

Fiscal: 
Quando emitimos uma nota fiscal automaticamente o seu tipo  se torna fiscal isso significa que que foi realizada uma venda em sua empresa e registrada através da NF.

Não Fiscal: 
Quando realizamos uma atividade e registramos através de cupons, recibos o seu tipo automaticamente é não fiscal, pois não foi registrado através de uma nota fiscal

Tipos de Regime Fiscal

Ao utilizarmos o EasyJur precisamos definir qual o regime fiscal sua empresa se encontra, isto é um conjunto de leis que tem a função de determinar como a empresa pagará pelos seus tributos obrigatórios, a legislação brasileira nos dá 4 opções de enquadramento fiscal; Microempreendedor Individual (MEI), Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Neste artigo não entraremos a fundo em cada regime tributário, apenas citaremos alguns impostos cobrados em cada um.

Microempreendedor Individual (MEI):
Guia unificada DAS.

Simples Nacional:
Guia Unificada

Lucro Presumido: 
PIS, Cofins, IPI, ICMS, CSLL, ISS, Imposto de Renda da pessoa jurídica e, em alguns casos, INSS.

Lucro Real: 
PIS, Cofins, IPI, ICMS, CSLL, ISS, Imposto de Renda da pessoa jurídica e, em alguns casos, INSS.

Importância dos Conceitos

Entender esses conceitos é extremamente importante para podermos trabalhar com financeiro do sistema EasyJur, pois conseguimos melhorar a qualidade de relatórios financeiros, realizar lançamentos corretos e especificar parâmetros ao filtrarmos nossas atividades financeiras e lembre se em caso de dúvidas sobre a utilização das ferramentas disponibilizadas no EasyJur consulte a equipe de suporte técnico, clicando aqui.