Emissão de boleto

Introdução

Você consegue emitir boleto bancário para receber seus honorários. As baixas serão realizadas automaticamente no seu EasyJur.

ANTES DE INICIAR, É IMPORTANTE SABER:
• Essa funcionalidade está disponível nas modalidades Enterprise ,Growth e Growth +.
• A conta bancária tem que ser de Pessoa Jurídica.
• O titular da conta deve ser o mesmo cadastrado em informações e segurança.

Primeiros Passos

Para começar a emitir boletos o primeiro passo será a configuração da sua conta:
Acesse Configurações > Informações e segurança e preencha o campo CNPJ:

Em seguida, acesse o módulo Financeiro e Contratos > Contas bancárias:

Clique em +Nova conta ou edite uma existente:

Preencha as informações: número da conta, agência e banco. Marque a opção “EMITE BOLETO”, preencha os outros campos que serão listados:

O e-mail será o parâmetro utilizado pelo PJBANK para enviar diariamente um relatório com a relação de valores que foram repassados para o escritório.

O ticket médio é o valor médio que o escritório emite por boleto bancário. O faturamento mensal deverá ser informado o valor que normalmente o escritório fatura em um mês.

Após o preenchimento de todos os campos, clique em salvar

Será emitido um alerta dizendo “Credenciado com sucesso!”:

Pronto!

Agora o seu escritório está configurado para emitir boletos.
Acesse a receita aprovada que deseja emitir o boleto e clique no botão destacado abaixo:
Lembrando que a conta bancária que credenciamos anteriormente, precisa estar associada a essa receita.

O sistema irá abrir a seguinte tela: Clique em Emitir Boleto:

O sistema irá gerar uma mensagem de que o boleto foi gerado com sucesso:

Depois de emitido, basta clicar no “ícone de download” para baixar o boleto. Após a confirmação do pagamento, o reembolso será realizado em até 3 dias úteis.

NOTA IMPORTANTE!
É cobrada uma taxa por boleto pago, que será abatida sobre o valor pago pelo seu cliente. Consulte nosso time comercial para mais informações.

Gerando boleto pela ação em massa

Aqui veremos como realizar a emissão de uma ou vários boletos pela ação em massa com a nova funcionalidade, com possíbilidade de enviar e-mail ao emitir com o boleto e recibo diretamente ao cliente.

Para realizar a emissão em massa de vários ou somente um boleto basta selecionar o(s) boleto(s) e clicar na opção de ação em massa logo no canto superior direito: (Para realizar a ação em massa em todo o sistema seu usuário precisa ter permissões para a ação, caso contrário a opção nem aparecerá para você, sendo necessário solicitar a permissão ao administrador do seu escritório)

Após selecionar as opções de várias receitas para emissão de boletos agora vamos no ícone de ação em massa no canto superior direito:

Logo em seguida selecione a opção Faturar em massa e clique em confirmar, será aberto a seguinte tela:

Que consta quantas receitas foram selecionadas, e qual o método que deseja faturar, onde Agrupar Receitas será gerado um único boleto com o valor total de todas as receitas selecionadas, e Faturar Individualmente onde será gerado um boleto para cara fatura selecionada, aqui vou demonstrar seguindo pela faturar individualmente:

Clicando sobre Faturar Individualmente logo iremos clicar no botão Próximo para caminharmos para a seguinte tela:

Perceba que aqui podemos tanto emitir uma cobrança, como também emitir já a nota fiscal para todas as receitas selecionadas.

Para seguirmos com a cobrança, basta selecionar o Emitir Cobrança. Selecione o banco e a opção de cobrança (boleto) e vá em próximo, logo você será direcionado para a opção de enviar o recibo, o boleto por e-mail ao cliente ou continuar sem enviar esse e-mail, veja:

Aqui, podemos notar que logo abaixo do conteúdo do e-mail, temos o que podemos enviar em anexo. Ao lado esquerdo temos onde podemos colocar o e-mail do cliente e um assunto, e logo nos botões temos a opção de salvar para que seja, de fato, enviado por e-mail o que foi selecionado(Boleto, recibo e relatório) ou podemos Continuar sem E-mail.

No exemplo que vamos continuar para demonstrar, caminharemos sem Enviar o e-mail. Logo será exibido essa tela:

Será emitido uma mensagem dizendo que essa cobrança está em andamento e você será notificado quando esse processo for concluído, geralmente é um processo que não leva muito tempo e basta clicar sobre o ícone do “sininho” próximo ao seu nome que estará assim:

Logo ao clicar sobre essa notificação caso ela tenha retornado como executada com sucesso, você poderá visualizar os boletos e assim tanto quanto baixar eles em seu computador, porém caso ocorra qualquer falha ao emitir esse boleto será exibido o porque que ocorreu um erro na opção Detalhes nessa tela mostrada abaixo:

Prazos

A baixa acontecerá automaticamente no EasyJur no seguinte após o pagamento (D+1).

O repasse para sua conta, será efetuado em até 2 dias úteis (D+2).

Importante

Caso algum dado esteja incorreto a validação da conta não será realizada. Neste caso, os valores ficam retidos até que ocorra o reprocessamento da credencial. Após a atualização dos dados caso haja valor a receber eles serão repassados em até 2 dias úteis. 

É importante se atente no cadastro para evitar contratempos. Motivos que normalmente ocasionam erro no credenciamento:

  • Titular da conta bancária diferente do cadastro do escritório
  • Número da agência inválido
  • Conta corrente inválido (faltando ou com excesso de números)

Geralmente identificamos os erros e entramos em contato com você. Mas caso perceba demora no primeiro repasse, entre em contato com nosso suporte para que possamos te ajudar. 

Medidas antifraude

A emissão de boletos é um recurso desenvolvido em parceria com o PJBank. para facilitar a cobrança de honorários advocatícios 

A validação da conta passa por análise antifraude. Por este motivo, tanto a EasyJur quanto o PJBank podem entrar em contato com você para solicitar informações complementares. 

As informações precisam ser enviadas em até 15 dias, caso contrário, seu credenciamento será suspenso e a emissão de boletos interrompida.